Quando o Tablet da Microsoft estiver pronto, provavelmente, o iPad já estará na terceira ou na quarta geração. Isso por que a Microsoft não possui um sistema operacional touch-screen, ainda. Os tablets que rodam Windows na verdade rodam um frankenstein, ou uma gambiarra do Windows feita para funcionar com touch-screen. E essa gambiarra fica muito pesada para rodar em um tablet com menos potência que um PC, o que torna inviável essa prática de criar variações e adaptações de um sistema operacional.
O que a Microsoft precisa é escrever do zero todo um sistema operacional voltado para touch-screen e giroscópio. A Apple criou o iOS para rodar nos iPhones e acabou desenvolvendo o sistema para os tablets, ou seja, o projeto inicial do iOS saiu de uma plataforma móvel, sendo fácil migrar para outra plataforma móvel.
Talvez o desenvolvimento do sistema operacional para o Windows Phone leve a Microsoft a desenvolver um sistema para tablets. Mas, isso poderá levar alguns anos, fazendo a Microsoft perder espaço e importância no mercado.