sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Google Chrome OS

Foi dada a largada para a próxima geração de Sistemas Operacionais com a liberação do Google Chrome OS para os desenvolvedores. Veremos brevemente uma nova plataforma de OS que funciona basicamente através de uma conexão de internet. Conceito um pouco parecido com os "terminais burros" que acessavam o mainframe para poder rodar.


Veremos então uma nova modalidade de máquinas que terão especificações diferentes dos atuais computadores e que vão ser mais parecidos com os netbooks que vemos hoje em dia. Teremos um semi-computador que basicamente terá acesso à internet e que não terá poder de fazer trabalhos mais pesados como edição de filmes e criação através de uma suite tipo Adobe. Pelo menos por enquanto.
Hoje temos, por exemplo, o software Photoshop que funciona através da web e talvez esse tipo de software se torne cada vez mais popular, já que a velocidade da internet vem crescendo rapidamente.
Teremos conexões rápidas que permitam o uso de qualquer software através da web e com isso não haverá mais necessidade de ter um computador como temos hoje.

Faremos quase tudo através da internet, apenas trabalhos que exijam mais potência do computador exigirão um computador com sistema operacional e maior capacidade de memória e processamento. Se pensarmos bem, veremos que o Google Chrome OS consegue suprir 80% das nossas necessidades computacionais, hoje. E que provavelmente poderá suprir 100% de nossas necessidades, como simples mortais,  em um futuro muito próximo. Deixando o computador com as antigas características sendo um produto para os profissionais que necessitam de uma potência maior. Assustador? Bem, deixem a Microsoft e a Apple pensando no caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário