quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Será o fim de carreira para Steve Ballmer?

Depois de sair da lista dos maiores e melhores 100 CEOs  do mundo, qual é o futuro de Steve Ballmer?

Vendo o mundo da tecnologia evoluir e ficar apenas como um observador e não um protagonista, a Microsoft de Steve Ballmer sentiu uma virada forte no fim da década e vem perdendo mercado em diversas áreas. Com grandes fracassos nas costas, Ballmer até que tentou, mas fez feio eo resultado foi uma grande desvalorização para as ações da Microsoft. Viu seu arquirival Steve Jobs, da Apple,  tornar-se o CEO da década e as ações da Apple subirem ao céu.

Compare a evolução das ações da Microsoft, depois de Ballmer, e da Apple, depois de Steve Jobs.





A década para a Microsoft:

Zune - depois de dizer que o iPod não seria um produto sustentável a longo prazo, a Microsoft correu atrás e criou uma cópia barata do tocador da Apple e ficou comendo poeira. O produto possui uma fatia insignificante do mercado.

XBox - Um dos poucos sucessos da Microsoft recentemente. Conseguiu liderar o setor por algum tempo deixando a Sony para trás, até tomar uma rasteira da Nintendo. Ainda é a segunda no mercado.

Windows Vista - O maior mico de Steve Ballmer. O sistema operacional que protagonizou o maior "downgrade" da história. Quase todos usuários quiseram voltar para o sistema anterior. Por ter sido supervisionado pessoalmente por Ballmer, depois do Vista ficou uma dúvida no ar: será que Ballmer sabe usar um computador?

Windows 7 - Até agora é o que está dando fôlego a Steve Ballmer e sua equipe. Depois de consertar os milhões de erros do Vista, o Win 7 começa a salvar a empresa da desgraça.

Windows XP (2001) - O produto de maior sucesso da década, apesar de patinar na primeira versão, o sistema conseguiu melhorar muito na segunda versão SP2 e foi o ícone da década.

iPhone - Depois de dar gargalhadas no lançamento do produto dizendo que seria um fracasso, Ballmer está vendo o Windows Mobile sumir do setor de telefonia e o iPhone se tornar o novo padrão para o setor.

Google - Ballmer viu o Google se tornar a maior empresa de tecnologia criando alternativas para o MS Office, o Google Docs. Além do anúncio do Google Chrome, um sistema operacional que será concorrente do Windows. Entre os seus produtos estão: Google Maps, Earth, Gmail, Wave, Tradutor, Books, Reader, Acadêmico, Blogger, Calendar, Picasa, Agenda, YouTube e mais um monte de outros aplicativos que eu não lembro mais.

"Cloud Computing" - Nova tecnologia que Ballmer ainda não entendeu. Promete acabar com a necessidade de ter todos os arquivos, fotos, vídeos no computador. Quase tudo estará nos servidores e poderá ser acessado de qualquer lugar em qualquer dispositivo. Basta ter acesso a internet, é lógico. Até programas poderão rodar sem a necessidade de tê-los instalados no computador. Seria o fim da Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário